domingo, 30 de setembro de 2012

072 - UrbanusS em Candangolândia - DF

Carroceria: Busscar UrbanusS
Chassi: MB OH-1420
Placa: GVP-6279
Fotógrafo: José Augusto Gama em 2011, Candangolândia - DF
Retirado de: http://onibusbrasil.com/ em 2011

Visitem também o Rodoviários e Urbanos !!

13 comentários:

  1. e um ex viação euclasio so olhado farol traseira e uma marca da empresa com seus busscar urbanuss

    ResponderExcluir
  2. Imaginei que fosse ex Euclásio por causa da sequência da placa, mas o detalhe da grade das lanternas traseiras passou batido, bem observado!! Realmente esse tipo de grade era exclusivo da Euclásio!!
    Obrigado pela presença amigo!!

    ResponderExcluir
  3. Este veículo era da Viação Euclásio - Carro N° 2665,chegou zero km na linha 4101 João Pinheiro / São Pedro,em 01/03/2001, este veículo foi repassado para a linha 403 Califórnia I e II / Estação Gameleira e depois em 15/06/2001,foi repassado para a linha 8405 Palmares / Bela Vista, onde encerrou as atividades.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas informações amigo!! Ele então operou duas linhas que foram extintas né!! Interessante, não me lembro da linha 403, só de sua antecessora SA04 e sua sucessora, a S41!! Ela foi operada por veículos no padrão amarelo ou eram azuis mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Histórico de sucessões a linha 0401.

    A Linha 0401 - Conj. Califórnia I e II / Pça São Vicente
    em 11/05/1995,passou a ser a linha
    SA04 - Metrô Gameleira / PUC / Califórnia I e II.

    Em 01/05/1999 passou a ser:
    linha 8406 - Concórdia / Conj. Califórnia I e II (Com alguns horários que atendiam o Colégio Batista)

    Nota: Esta foi a tentativa da BHTRANS tentar reparar o erro grave que cometeu: a desativação da linha 1201 - João Pinheiro / Concórdia em 19/07/1998,que prejudicou e muito o atendimento da região que ficou sem opção de atendimento para a Av Amazonas até a criação da linha 8406

    Em 11/05/2001,passou a ser a linha:
    403 Estação Gameleira/Califórnia via PUC
    Detalhe: Esta Linha foi desativada em 28/01/2002

    Nota: Esta alteração de novo piorou o atendimento na região do Concórdia (que era atendida pela a antiga linha 1201) que ficou de novo,sem opção de atendimento da Av Amazonas.

    Referente a linha 403,esta linha deveria ter veículos no padrão (amarelo) mas somente rodaram veículos azuis que eram estes: 2664,2665,2666,2678 e 2679.
    sendo que no período de 15/06/2001 a 28/01/2002 ficaram na linha 403 os veículos: 2664,2678 e 2679 e só em 28/01/2002 é que estes veículos foram para a linha 8405.

    A Criação da linha S41 Estação Gameleira / Califórnia / Via PUC ocorreu só em 24/05/2002

    Detalhe: a linha S41 não sucedeu a linha 403 de modo imediato.
    No período de 28/01/2002 a 23/05/2002 a região (itinerário da linha) ficou sem atendimento

    Em 2004 esta linha passou a ser:

    S41 Conj. Califórnia I e II / Prado

    Esta ai a prova da bagunça que a BHTRANS é mestre de fazer com o sistema de BH que está mais do que sucateado.

    ResponderExcluir
  6. Detalhes não citados:

    1 - A Linha 8406 permaneceu ativa de 01/05/1999 a 14/06/2001.

    2 - A Linha 403 foi criada em 11/05/2001

    3 - Após o dia 15/06/2001 a somente a linha 403 continuou operando observe esta matemática:

    A Linha 8406 tinha 11 veículos e a linha 403 tinha 05 veículos (período de 11/05/2001 a 14/06/2001)

    Após o dia 15/06/2001,alem da desativação da linha 8406,ainda foi retirado da linha 403,2 veículos ou seja:

    O Percurso Conj. Califórnia I e II / PUC que era atendido por 16 veículos (soma da frota das duas linhas) passou a ser atendido por apenas 3 veículos.

    4 - A Linha S41,desde a criação desta tem 07 (sete) veículos na frota e nunca operou aos Domingos e Feriados.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas informações completas, melhores do que a encomenda!! Lembro-me bem da linha 0401, tinha o Vitória OF-1115 de prefixo 3803 e posteriormente recebeu o Thamco Scorpion OF-1315 de prefixo 2606!! Lembro-me de Urbanus I OF-1315 (ex Valadarense) operando a linha SA04!! Quanto à linha 8406, cheguei a utilizá-la por algumas vezes!! Já em relação à linha S41, não sabia que passou a atender ao bairro Prado a tanto tempo, pensava que fosse algo mais recente!! Sobre os veículos que operaram a linha 403 inicialmente, eram todos Amélias? Lembro-me dos veículos 2678 e 2679, Amélias adquiridos usados pela Euclásio, tinham o vigia liso!! Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  8. Os veículos Caio Amélia 2678 (CX 0993) e 2679 (CX 0994) que foram adquiridos usados pela a Euclásio em 1990, rodaram na linha 4702,foram retirados de circulação em 1996 para a entrada dos veículos: 2656 - GPZ 5519 - Mafersa (Carroceria Busscar) e 2659 - GPZ 5407 - Mafersa (Carroceria Comil Svelto)

    Detalhe: a carroceria do veículo N° 2659 (Comil Svelto) foi achada no lixo e neste caso a Euclásio adquiriu apenas o chassi que foi encarroçado normalmente,pois esta carroceria era um protótipo da Comil que não lançou o modelo.

    Outro detalhe: os veículos que operaram a linha 403,eram deste modelo da foto e na cor azul, em detrimento ao padrão correto que era da cor amarela (Veículos: 2664,2665,2666,2678 e 2679)

    ResponderExcluir
  9. A linha sucessora da SA04 foi a 4030 (Conj. Califórina I e II/ Centro via PUC e Estação Gameleira). Ela era da Viação Anchieta e foi substituída pela 8406.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houveram duas linhas 4030 distintas então? Pois existiu a 4030 que ia do Jardim Filadélfia via Novo Glória ao centro, operada pela Lux. Ou será que eu estou confundindo? Essa fase eu misturo um pouco, não acompanhei bem!!

      Excluir
  10. Houveram sim

    Mais detalhes não citados:

    linha 4030 - Conj. Califórina I e II/ Centro via PUC e Estação Gameleira foi criada em 19/07/1998 e desativada em 30/04/1999 e na mesma época atendia a região a linha SA04

    A linha 403 foi criada em 11/05/2001

    A Linha 8406 foi criada em 01/05/1999, sucedendo a linha SA04

    Em 21/04/2001 a linha 4030 volta como: Jardim Filadélfia via Novo Glória e foi desativada em 21/11/2002 e era operada pela a Viação Lux.

    Em 21/04/2001 a Linha: 4501 A Califórnia I / São Paulo A e o ramal
    4501 B Califórnia II / São Paulo passaram a ser a linha 4501 Califórnia II / São Paulo ( Voltando a Atender ao antigo itinerário 4501 A e B ) que foi operado pela a Viação Carneirinhos até 18/07/1998

    Outros detalhes:

    4501 A era operada pela a Viação Globo de 19/07/1998 a 20/04/2001
    4501 B era operada pela a Viação Lux de 19/07/1998 a 20/04/2001
    e a partir de 21/04/2001 até então esta linha,continua a ser operada pela a Viação Globo

    A Viação Fenix, operou a linha 4501 Califórnia II / Centro ( Sub Linha que opera aos Domingos e Feriados e diáriamente no horário de 00:30 - Saída do Califórnia II ) por um curto período de tempo (01/03/2016 a 30/07/2016).

    Esta Sublinha foi criada na instituição da Rede de Domingo em 2013.

    ou seja: Sempre uma sucessão de bagunça e de mudanças da BHTRANS, que sempre teve a finalidade de sucatear o sistema de transporte de BH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez pelas valiosas informações sobre tempos que se foram!!

      Excluir
    2. Prezado,

      Estou realizando um trabalho de acervo do transporte na região noroeste e seria de grande ajuda caso você pudesse me passar algumas informações sobre frota e operação de linhas da Viação Euclásio. Poderia me passar um e-mail para contato, por favor?

      Grato!

      Excluir